16ª Copa Farroupilha de Futebol Amador
De
Março a Julho de 2013
Organização: Prof.
José Medeiros
LIGA FARROUPILHA
REGULAMENTO GERAL
REGULAMENTO GERAL
1) Da fórmula de disputa:
a) A competição contará com dezoito
(18) equipes; divididas em dois grupos de nove (9) equipes; chave “A” e “B”.
b) Na primeira fase da
competição, os jogos serão disputados em confrontos de chave contra chave;
classificando-se as seis (6) primeiras colocadas de cada chave.
c) Na segunda fase da Copa, os
seis (6) classificados de cada chave, irão jogar entre si para classificar
apenas duas equipes a semifinal.
d)
A semifinal será de cruzamento olímpico (1º A x 2º B) e (1º B x 2º A).
Os vencedores irão realizar a grande final, já os perdedores disputarão a
terceira colocação.
e) Critérios para desempate:
- número de vitórias;
- saldo de gols;
- gols prós;
- confronto direto (só para o
2º turno);
- menor número de cartões
vermelhos;
- sorteio.
2) Dos jogos:
a) As partidas terão a duração
de noventa (90) minutos (45 X 45), com cinco (5) minutos de intervalo. Obs.: Não podendo existir atrasos nos
jogos; motivo: o campo tem contrato de hora fechados. Portanto a tolerância máxima é de 15 minutos para todos os jogos
(exceção a 1ª partida que é de 30 minutos); passando este tempo é dado o WO
para a equipe que estiver completamente pronta (uniformizado, pagamento
realizado, súmula preenchida e bolas na mesa) para o jogo. O clube que atrasar o início da
partida (não ultrapassando o limite de tempo pré-estabelecido acima) pagará uma
multa de R$ 50,00, que reverterá o
valor para seu adversário abater na sua cota de arbitragem e ainda os clubes
correm o risco de não jogar o total de tempo que esta prevista no regulamento.
b) Cada equipe poderá inscrever
no máximo trinta (30) jogadores na primeira fase da competição e mais cinco
(05) na segunda fase da Copa; sempre antes de começar os seus jogos. É expressamente proibida
a participação de atletas profissionais (que tenha contrato profissional vigente
no último ano – sem exercer a sua profissão de atleta há um ano); a
irregularidade sendo comprovada na FGF, CBF, FIFA e outras federações, pelo
denunciante, a equipe perderá seis (6) pontos por partida em que o atleta tenha
participado, o atleta infrator banido da competição e ainda será anulado os
resultados das partidas caso o infrator tenha marcado algum ponto. Não existirá
reversão de pontos. Atleta menor de idade só poderá jogar com
autorização prévia de seus responsáveis e registrada em cartório.
c) Cada equipe tem direito à no
máximo sete (7) substituições. O jogador que for substituído não poderá
retornar à partida. Dentro da área de campo só poderão ficar os jogadores
reservas fardados e dois (2) representantes por equipes. Também o
posicionamento dos bancos de reservas será sempre no lado oposto dos auxiliares
(bandeiras).
d) As equipes deverão
apresentar duas bolas em condições de jogo
(dada pelo árbitro) para iniciar a partida. Fica também definido que cada
equipe será responsável por suas bolas; não dispomos de gandulas. A cada bola
não apresentada na mesa há equipe sofrerá uma multa de R$ 20,00; este
valor reverterá para o seu adversário na próxima rodada. Além disso, as equipes
deverão ter um uniforme reserva, para que não haja coincidência nas cores das
camisetas. Se este fato vir acontecer, será realizado um sorteio cabendo à
equipe perdedora trocar o seu uniforme em 10
minutos ou perderá os pontos da partida.
e) Cada equipe deverá efetuar a
sua parte do pagamento da arbitragem e aluguel do campo (em dinheiro), antes do início da partida em disputa; sem este o jogo não começará. Também
será pago sempre antecipadamente a próxima rodada (em dinheiro) no valor já estabelecido.
f)
No
ato da assinatura da súmula, cada jogador deverá apresentar ao mesário seu
documento de identidade ou trabalho ou motorista ou passaporte (podendo ser xérox legível) que confira
com o inserido na ficha de inscrição, requisito indispensável para poder atuar
em qualquer partida. No caso de fraude no documento ou um jogador entrar em
campo sem estar inscrito ocasionará a eliminação do atleta e perda de seis (6) pontos;
anulando o resultado da partida caso o infrator tenha marcado algum ponto e não
existirá reversão de pontos.
3) Da disciplina:
a)
Na 1ª e 2ª fase da Copa, o jogador com três (3) cartões amarelos
deixará de jogar o próximo jogo e ainda paga 1kg de alimento não perecível; caso
a equipe coloque o atleta suspenso perderá seis (6) pontos na competição. Nas
próximas fases da competição os cartões amarelos serão zerados, só cumprindo a
pena aquele atleta que recebeu o 3º cartão amarelo na última rodada da primeira
fase.
b) O jogador com cartão
vermelho fica de fora do jogo seguinte e ainda paga 2kg de alimento não
perecível; não cabendo a equipe qualquer
tipo de recurso, mas no caso de reincidência ele cumpre a suspensão de um jogo e
a equipe pagará uma multa de vinte reais (R$25,00) para poder continuar
disputando a Copa e assim sucessivamente (R$ 50,00; 75,00 .....)
c)
Atleta (s) expulso que for
citado em súmula por agressão física ao adversário ou a equipe de arbitragem será
julgado e estará sujeito a eliminação da competição. A equipe que criar
confusão generalizada (briga da maioria dos atletas), e também citada em súmula
será julgada e sujeita a eliminação da competição, não cabendo qualquer tipo de
recurso.
d)
Dirigentes, atletas e
torcedores identificados com a equipe que está jogando e citados em súmula; que
promoverem ou participarem de distúrbios durante ou após o jogo, dentro ou fora
de campo, terá a participação de sua equipe sumariamente cassada se a mesma não
evitar os transtornos causados.
e)
A retirada intencional da
equipe de campo acarretará na eliminação da Copa.
f)
A equipe que der WO terá que
pagar todo o ônus (taxas) da partida e será julgado em reunião se será
eliminado ou cumprirá uma pena. O resultado será de 2 gols para a equipe
presente e a mesma pagará a metade da taxa de campo se o WO ocasionar
eliminação de seu adversário.
g)
Valores arrecadados em multas,
durante o campeonato que não revertem a seu adversário será para pagar a
segurança da arbitragem no jogo final da competição ou a combinar.
h)
A 16ª COPA FARROUPILHA não
dá vaga a nenhum campeonato da Prefeitura de Porto Alegre; portanto os atletas
estão liberados para jogarem em
outras Ligas; mas ela está interligada a Copa Uefa, portanto
atletas ou equipes punidas nesta competição cumprirão pena também na outra
competição sem direito a ir a julgamento.
i) A competição visa somente o jogo de futebol.
4) Das disposições gerais:
a)
A organização
considera todo atleta inscrito no presente campeonato em perfeitas condições
físicas e mentais, portanto não se responsabilizando por acidentes, danos
pessoais ou materiais, próprios ou a terceiros, antes, durante ou depois dos
jogos.
b)
Nenhum
participante poderá alegar desconhecimento de qualquer decisão referente ao
presente regulamento.
c)
Os casos omissos
no presente regulamento serão resolvidos em reuniões com os devidos
representantes.
d)
O regulamento
poderá sofrer alterações desde que aprovadas no primeiro Congresso Técnico.
e)
As equipes que
não participarem das convocações para reuniões, teram que acatar o que for
decidido pelo grande grupo presente na mesma.
5) Da arbitragem:
a) Em cada partida haverá um
trio de árbitros e um mesário para conduzir os jogos, cuja despesa estará a
cargo das equipes.
6) Da premiação:
a) Caberá a equipe
organizadora ofertar os prêmios, ou seja, troféus e 30 medalhas para os 1º, 2º
e 3º lugares e troféu para o goleador e goleiro menos vazado.
Também serão premiadas as
equipes com os seguintes valores financeiros; 1º lugar: R$ 1200,00; 2º lugar:
R$ 600,00; 3º lugar: R$ 300,00 para realizarem suas festas comemorativas.
7)
Valores a serem pagos na competição:
a)
Inscrição: R$ 650,00
Forma de pagamento: R$ 350,00 no dia 16/03 (abertura
da competição) e o restante cheque para 30 dias. EQUIPES NOVAS E EQUIPES COM
PROBLEMA DE PAGAMENTO, DEVEM PAGAR O VALOR ACIMA JÁ NA PRIMEIRA REUNIÃO!!!
b) Arbitragem: R$ 120,00 por equipe a cada
jogo.
c) Campo: R$ 150,00 por equipe a cada jogo.
d) Convites para festa de premiação: +/- R$ 125,00 (5 convites)
OBS: Lembrar que na 1ª rodada será feito
antecipadamente o pagamento da 2ª rodada, e assim por diante, até a penúltima
rodada da primeira fase.